Em 1993, em reuniões na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), as grandes lideranças empresariais da cidade, preocupadas com a perda do dinamismo econômico local, decidiram convidar os representantes de todas as entidades locais, públicas e privadas, com a finalidade de discutir o futuro da cidade e as possíveis soluções para que Maringá continuasse a manter a qualidade de vida para seus moradores e continuasse a se desenvolver. O movimento, denominado Repensando Maringá, durou de 1994 a 1996, após ter reunido mais de cem lideranças empresariais, associações, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino superior, sistema S, e o poder público. Durante as reuniões do Movimento, foram desenvolvidas 8 diretrizes de longo prazo a serem atingidas até o ano de 2020. Essas diretrizes foram denominadas de Maringá 2020. Por fim, os objetivos do Movimento Repensando Maringá foram concluídos com a entrega de um projeto de lei à Câmara Municipal de Maringá para criação de um conselho de desenvolvimento econômico que servisse de fórum permanente de voluntariados com a função de auxiliar o gestor público na melhor tomada de decisões em prol do desenvolvimento econômico da cidade, e que fosse o órgão guardião das diretrizes definidas na agenda Maringá 2020. Por unanimidade, foi aprovada a Lei Municipal 4.275/96, criando o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM).


Em 1997, o CODEM teve início de fato com sua primeira reunião plenária e com seus primeiros trabalhos em prol do desenvolvimento econômico da cidade, propondo ações de longo prazo para tornar Maringá uma cidade cada vez mais próspera, resiliente, inovadora, atrativa para novos negócios e com qualidade de vida.


Integrado por lideranças voluntárias representantes das entidades do setor produtivo da cidade juntamente com representantes do poder público, o CODEM é guiado por visões de futuro e diretrizes de longo prazo e atua por meio de fóruns temáticos de desenvolvimento denominados Câmaras Técnicas, que reúnem dezenas de lideranças voluntárias que debatem as ações a serem tomadas para o cumprimento das visões de futuro de das diretrizes de longo prazo para o respectivo setor a ser desenvolvido.


Em nosso site, estão publicadas nossa história, nossas visões de futuro, nossos estudos, e o andamento do trabalho de nossas Câmaras Técnicas.

MISSÃO:

PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL MEDIANTE A ARTICULAÇÃO DA SOCIEDADE ORGANIZADA E DOS PODERES CONSTITUÍDOS


LEMA:

SOCIEDADE E GOVERNO JUNTOS, CONSTRUINDO NOSSO FUTURO


MESA DIRETIVA


MOHAMAD ALI AWADA SOBRINHO
Presidente

MICHEL FELIPPE SOARES
1º Vice-Presidente

LUCAS DI LORETO PERON
2º Vice-presidente



PLENÁRIO


MOHAMAD ALI AWADA SOBRINHO

Representante titular pela ACIM


MICHEL FELIPPE SOARES

Representante titular pela ACIM


LUCAS DI LORETO PERON

Representante titular pela ACIM


JOSÉ CARLOS BARBIERI

Representante titular pela ACIM


JEANE NOGAROLI GUIOTI

Representante suplente pela ACIM


JOSÉ CARLOS VALÊNCIO

Representante suplente pela ACIM


WILSON DE MATOS SILVA

Representante suplente pela ACIM


WILSON TOMIO YABIKU

Representante suplente pela ACIM


CEZAR COUTO

Representante titular pela FIEP


MARIANA BECKHEUSER

Representante titular pela FIEP


LUIS FERNANDO WUNDERLICH FERRAZ

Representante titular pela FIEP


CARLOS VALTER MARTINS PEDRO

Representante suplente pela FIEP


CARLOS ALEXANDRE WUNDERLICH FERRAZ

Representante suplente pela FIEP


PAULO MENEGUETTI

Representante suplente pela FIEP


WENDELL MYLER DA SILVA GUSSONI

Representante titular pelo SEBRAE


MARCOS AURÉLIO GONÇALVES

Representante suplente pelo SEBRAE


ULISSES DE JESUS MAIA KOTSIFAS

Prefeito e representante titular pela Prefeitura Municipal de Maringá


BRUNA BARBOSA BARROCA

Presidente do IPPLAM/PMM


GEORGE COELHO

Secretário Municipal da SAET/PMM


ORLANDO CHIQUETO RODRIGUES

Secretário Municipal da SEFAZ/PMM


PROF. LEANDRO VANALLI

Reitor da UEM


PROF. GISELE MENDES

Representante suplente do Reitor da UEM


WILSON DE MATOS SILVA FILHO

Representante titular pela Sociedade Rural de Maringá


MARIA IRACLÉZIA DE ARAÚJO

Representante suplente pela Sociedade Rural de Maringá


JULIO CESAR MENEGUETTI

Representante titular pelo Sindicato Rural de Maringá


JOSÉ ANTÔNIO BORGHI

Representante suplente pelo Sindicato Rural de Maringá


ROGÉRIO YABIKU

Representante titular pelo SINDUSCON/NOR


MARCELO QUIRINO DOS SANTOS

Representante suplente pelo SINDUSCON/NOR


MARCO TADEU BARBOSA

Representante titular pelo SECOVI


REGINALDO LAMIN

Representante suplente pelo SECOVI


ANTÔNIO CARLOS FIGUEIREDO NARDI

Representante titular dos representantes dos sindicatos patronais


DERCÍLIO CONSTANTINO

Representante suplente dos representantes dos sindicatos patronais


ROBERTO BURCI

Representante titular da APRAS


CLAUDEMIR TEIXEIRA

Representante suplente da APRAS


EDER FABRILO ROSA

Representante titular dos representantes dos profissionais liberais


JOÃO ADOLFO STADLER COLOMBO

Representante suplente dos representantes dos profissionais liberais


MAURO CARDOSO DOS SANTOS
Representante titular dos representantes dos sindicatos laborais


ISIS MAYARA

Representante suplente dos representantes dos sindicatos laborais


JOSÉ ROBERTO L. MATTOS

Representante titular dos representantes dos veículos de comunicação


MICHAEL TAMURA

Representante suplente dos representantes dos veículos de comunicação




DIRETORIA EXECUTIVA



JULIANA FRANCO AFONSO

Diretora Executiva


JOHN CESAR SOUZA

Gerente de Projetos


MATHEUS FELIPE ZIERMANN VIEIRA

Gerente de Projetos


VITOR PAULO PEREIRA JUNIOR

Assessor Administrativo




José Carlos Barbieri, presidente da gestão 2022

Mohamad Ali Awada Sobrinho - presidente Gestão 2024

Galeria de Ex-presidentes


27ª Gestão: 2023

PRESIDENTE: Jeane Nogaroli Guioti

É graduada em Administração pela UNICESUMAR e possui M.B.A. em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É co-fundadora do Grupo Nogaroli atuando no setor de meios eletrônicos de pagamento, desenvolvimento de tecnologias, setor supermercadista, da construção civil entre outros. É Diretora-Presidente da Cooper Card. É Diretora-Presidente Cooper Tec Desenvolvedora de Tecnologia. É Presidente do Instituto Cooper Card. É Vice-Presidente da ACIM para Assuntos de Supermercados.

Foi reconhecida pelos prêmios: ACIM Mulher 2010; Mulher Simplesmente Mulher (Associação Comercial do Paraná); pelo Mulheres Inspiradoras – Categoria Empreendedorismo; Unijore de Apoio a Cultura; e Projeto Recicla Óleo – Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), no II Fórum Empresarial do Pacto Mundial da América Latina e Caribe 2012. Também recebeu o Título do Mérito Comunitário, concedido pela Câmara Municipal de Maringá.


26ª Gestão: 2022

PRESIDENTE: José Carlos Barbieri

Mantenedor e reitor do Centro Universitário Cidade Verde - UniCV e diretor do Colégio Axia – Ensino Médio. Foi presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná - SINEPE/NOPR, nas gestões de 2007-2009, 2009-2011, 2015-2017 e 2017-2019. Ex-presidente e atual representante titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM. Atuou com Vice-Presidente para Assuntos de Marketing e Vice-Presidente para Assuntos de Educação da ACIM, sendo eleito Presidente da Associação para a Gestão 2023. É Mestre em Promoção da Saúde pelo UniCesumar, especialista em MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá, graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Jandaia do Sul


24ª e 25ª Gestão: 2020-2021

PRESIDENTE: Wilson de Matos Silva Filho

Vice-Reitor da Unicesumar, é graduado em Administração pela Unicesumar, especialista em Marketing, Mestre em Gestão da Educação pela Unimar, SP, e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univali, SC.

Presidente do Conselho Superior da Sociedade Rural de Maringá–SRM, onde esteve à frente da entidade durante a gestão 2012-2014, é atual vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Noroeste do Estado–SINEPE, entidade na qual presidiu de 2011 a 2015.

É o 1º vice-presidente na Associação Comercial e Empresarial de Maringá–ACIM, além de vice-presidente para Assuntos de Serviços do Conselho de Administração da ACIM–CAD.

Presidiu o Conselho do Jovem Empresário da Acim–Copejem, de 2000-2006; liderou o Rotary Club de Maringá na gestão 2002-2003; foi vice-presidente do CODEM gestão 2017/2018, além de outras efetivas participações em importantes entidades.


22ª e 23ª Gestão: 2018-2019 / 2019-2020

PRESIDENTE: José Roberto Mattos

Formado em Marketing e Propagada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing–ESPM, possui pós-graduação e MBA na área e é professor de pós-graduação em Londrina.

É diretor comercial do Grupo Maringá de Comunicação; diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; diretor comercial do Grupo Editora Tribuna do Norte S/A; gerente de maximarketing da Encol S/A; gerente de marketing da Sercomtel Telecomunicações; diretor de marketing do Catuaí Shopping Center Londrina; gerente de comunicação da Ellus Jeans; coordenador de atendimento da agência De Carli-Blase Associados Propagandas e Promoção Ltda; e é proprietário da agência Apoio Marketing e Comunicação.

Presidiu o conselho do Convention & Visitors Bureau 2017/2018, e foi diretor secretário do CODEM 2017/2018.

21ª Gestão: 2017-2018

PRESIDENTE: Ilson da Silva Rezende

Presidente da DB1 Global Software, a única com certificação de qualidade MPS BR- nível A do país e uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work. A DB1 é a empresa desenvolvedora do produto ANYMARKET, plataforma de integração e operação com Marketplaces. Rezende é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Sistemas de Informação pela SEPG e com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Como liderança empresarial em Maringá, participa em conselhos de administração de instituições estratégicas como: Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná, Vice-presidente da Cooperativa de Crédito SICOOB Metropolitano e Vice-presidente de Tecnologia na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - FACIAP.

19ª e 20ª Gestão: 2015-2016 / 2016-2017

PRESIDENTE: Edson Luiz Cardoso Pereira

Edson Luiz Cardoso Pereira, é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - em São Leopoldo - RS. Foi Secretario Municipal de Habitação do Município de Maringá (1984 - 1986), membro conselheiro do Conselho do Comercio da Acim, representante do Codem, no CMPGT - Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, (2011 - 2015), Presidente do Codem 2015 e 2016. Na LAR ARQUITETURA, vem atuando na área de Projetos e Construções em diversos segmentos como Edifícios, Residências, Condomínios Horizontais e Planejamento Urbano de grandes áreas, além de atuar com Consultoria de Viabilização de Empreendimentos.

18ª Gestão: 2014- 2015

PRESIDENTE: Wilson Tomio Yabiku

Foi um dos idealizadores do Masterplan Metrópole Maringá. É engenheiro civil pela UEM, turma de 1977. Fundou a Design Empreendimentos Ltda em 1975, ainda no terceiro ano da faculdade. Até então um escritório de desenho, artes e criações publicitárias. Presidiu o Lar Escola da Criança. É Vice-Presidente do CAD da ACIM. Recebeu o prêmio de Empresário do Ano pela ACIM em 2010 e o prêmio Mérito Industrial do Estado do Paraná em 2017 pela FIEP.

16ª e 17ª Gestão: 2012-2013 / 2013-2014

PRESIDENTE:  José Carlos Valêncio

Engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de Maringá, foi diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (1980), presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (1984-1986), conselheiro federal do CONFEA (1987-1990), inspetor do CREA-PR (Maringá); conselheiro do CREA-PR, coordenador de câmara especializada de engenharia civil do CREA-PR, diretor do SINDUSCON Maringá (1988-1990), diretor de habitação do Município de Maringá (1988-1992), vereador e presidente da Câmara Municipal de Maringá (1993-1996), membro do plenário do CODEM (1997-2011), diretor Associação Comercial e Empresarial de Maringá (1999-2011), atual 1° vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (2012-2014), presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá 2012-2013 e reeleito presidente do CODEM para a gestão 2013-2014, é sócio proprietário, junto com o arquiteto André Gustavo Jorge Valêncio da Valêncio-Arquitetura e Engenharia há mais de duas décadas no mercado, vem atuando nas áreas de administração de obras, projetos de arquitetura de interiores , residenciais, comerciais , industriais, corporativos e estabelecimento de saúde, além de consultoria para os mesmos.

14ª e 15ª Gestão: 2010-2011 / 2011-2012

PRESIDENTE: Luis Fernando Wünderlich Ferraz

Graduado em administração de empresas pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Marketing pela FGV, e Teologia pela PUC. Atualmente trabalha como Diretor Superintendente da F. A. Maringá Ltda. Ocupou cargos de destaque como Presidente do Sindicato do Vestuário de 2001 a 2003, e Diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário nas gestões de 1995 a 2001 e 2003 a 2007. Junto ao Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá - COPEJEM, atuou como diretor nos anos de 1993 a 1997 e presidiu o conselho na gestão 1998/1999, trabalhou ainda como vice-presidente de assuntos para o comércio exterior da Associação Comercial e Industrial de Maringá - ACIM, gestão 2000/2002, e membro do conselho superior da mesma entidade nas gestões 2003, 2006 e 2007. Também foi secretário do Conselho Superior do Instituto Mercosul de Maringá - gestão 2006/2008 e vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Tecnológica de Maringá desde a sua constituição em 2001. Presidiu o CODEM nas gestões 2010/2011 e 2011/2012.


13ª Gestão: 2009-2010

PRESIDENTE: Carlos Alberto Tavares Cardoso

Empresário do ramo de supermercados, proprietário dos Supermercados Cidade Canção, foi eleito comerciante do ano em 1998, titulo concedido pela Associação Paranaense de Supermercados e Sindicato do Comércio Varejista de Maringá. Entre outras ações de destaque, participou ativamente da criação da primeira cooperativa de crédito dos comerciantes de Maringá (SICOOB) e da gestão em diversas entidades, tais como: ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) - Ocupou o cargo de Presidente, no período de 2006 a 2008 e Vice-presidente de finanças de 2000 a 2005. SIVAMAR (Sindicato Varejista de Maringá)- Foi Vice-presidente na gestão de 2005 a 2007. APRAS (Associação Paranaense de Supermercados) - Foi Presidente da Regional Noroeste, no período de 1996 a 2004 e Vice-presidente na gestão de 1990 a 1992. FACIAP (Federação das Associações Comerciais do Paraná) - Foi Diretor de finanças, no período de 2002 a 2004. Foi Presidente do CODEM na gestão 2009/2010.


11ª e 12ª Gestão: 2007-2008 / 2008-2009

PRESIDENTE: Wilson de Matos Silva

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC, Especialista lato sensu em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina/PR e Mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP. Atuante empresário na área da educação, Prof. Wilson é Sócio-Gerente do Colégio Objetivo de Maringá , Mantenedor e Reitor do CESUMAR- Centro Universitário de Maringá. Recebeu os títulos de “Empresário do ano” pela ACIM - Associação Comercial e industrial do Paraná, pelo SIVAMAR - Sindicato dos Logistas do Comércio Varejista de Maringá, pela APRAS- Associação Paranaense de Supermercados e pela FIEP- Federação das Indústrias do Paraná. Homenageado como Cidadão Benemérito de Maringá, recebeu título de Sócio Honorário pela Academia de Letras de Maringá e foi homenageado como Cidadão Benemérito do Paraná pelos serviços prestados à Educação do Estado. Em outubro de 2006, foi eleito 1º suplente do senador Álvaro Dias, tendo exercido o mandato entre abril e julho de 2007. Foi presidente do Instituto Tecnológico de Maringá (ITM) e do CODEM na gestão 2007/2008 e 2008/2009.


9ª e 10ª Gestão: 2005-2006 / 2006-2007

PRESIDENTE: Valdir Antonio Scalon

7ª e 8ª Gestão: 2003-2004 / 2004-2005

PRESIDENTE: Carlos Valter Martins Pedro

Nascido em Maringá, Carlos Valter Martins Pedro tem mais de 40 anos de atuação no setor metalmecânico nos mercados nacional e internacional. Está como presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) 2019/2023, é diretor na Hidro Metalúrgica ZM, vice-presidente do Conselho Setorial de Bombas e Motobombas da Abimaq, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Esteve como presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá, e foi conselheiro de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Preside Incubadora Tecnológica de Maringá, foi presidente e é articulador no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), do qual foi um dos fundadores.

5ª e 6ª Gestão: 2001-2002 / 2002-2003

PRESIDENTE:  Antonio Donizete Fermentão (in memoriam)

Empresário, Antônio Fermenton foi vice-presidente da ACIM, presidente do CODEM e presidente da CACINOR. Além dos cargos citados, o empresário integrou o Conselho Superior da ACIM, a diretoria do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB) e era proprietário da empresa de comunicação visual Outbraz Outdoor. No CODEM, Antônio Fermenton realizou um trabalho de grande destaque. Em 1998 ele foi coordenador da Câmara de Atração de Investimentos do Conselho. Uma das maiores conquistas desta época foi a criação de um cd-rom com informações sobre programas locais de desenvolvimento, infra-estrutura, indicadores econômicos e sociais do município. O objetivo foi oferecer aos empreendedores informações básicas sobre Maringá. Em 2001, Antônio Fermenton assumiu a presidência do CODEM. Entre as principais ações desenvolvidas estão o trabalho pela internacionalização do aeroporto, a realização do Censo Econômico da cidade, sempre em parceria com a ACIM, Prefeitura e Instituto para o Desenvolvimento Regional.


3ª e 4ª Gestão: 1999-2000 / 2000-2001

PRESIDENTE: Carlos Valter Martins Pedro

Carlos Valter Martins Pedro, natural de Maringá, industrial, é sócio-administrador e fundador da HIDRO METALÚRGICA ZM LTDA. Atualmente é presidente do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá), Vice - Presidente da FIEP, Vice - Presidente do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá). Também é Vice - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM); Presidente da Fundação Tecnópolis de Maringá, que é gestora do Centro Tecnológico de Maringá (Senai CTM); Presidente do Conselho Gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá; diretor do Conselho de Administração do Instituto Tecnópole de Maringá; e Vice - Coordenador do Conselho Temático do Setor Metalmecânico do Estado do Paraná (G19). Atuação de destaque na comunidade maringaense, Sr. Carlos Walter foi Presidente do CODEM nos períodos 2003/2004 e 2004/2005.

1ª e 2ª Gestão: 1997-1998 / 1998-1999

PRESIDENTE: Miguel Fuentes Salas

Share by: