Masterplan Metrópole Maringá 2047


Ao longo do tempo, o CODEM tem trabalhado com agendas de futuro a serem cumpridas para que Maringá alcance níveis de desenvolvimento econômico cada vez mais pujantes e ainda mantendo a qualidade de vida para toda sua população.

 

A primeira agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2020, elaborado em 1996. A segunda agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2030, elaborado em 2008. Atualmente, o CODEM encontra-se em sua terceira agenda de futuro, a agenda Maringá 2047, preparando a cidade para seu primeiro centenário. Para isso, deu início ao seu mais ambicioso projeto, o Masterplan Metrópole Maringá 2047.

 

Em 2012, diante do crescimento urbano acelerado da cidade, as lideranças do CODEM concluíram que Maringá necessitava de um planejamento estratégico de longo prazo para tornar-se mais resiliente, inovadora, atrair novos negócios, mantendo o crescimento urbano planejado, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável, transformando a visão de futuro do documento Maringá 2030 em um plano estratégico a ser executado até a cidade completar seu primeiro centenário, no ano de 2047. Durante o ano de 2012, o CODEM se reuniu com o município, lideranças locais e empresas de consultorias do Brasil e concluiu que necessitava contratar estudos técnicos de escritórios especializados em cidades no mundo para desenvolver seu projeto de longo prazo que garantisse o desenvolvimento de Maringá para os próximos anos. Surgia a idealização de um Masterplan. Em 2012 e 2013, o CODEM identificou e entrou em contato com escritórios internacionais de planejamento de cidades, recebendo visita técnica, orientação e proposta de quatro escritórios de planejamento socioeconômico e quatro propostas de escritórios de planejamento urbanístico. Em 2014, o CODEM deu início ao processo de seleção do escritório que executaria primeiramente o estudo socioeconômico para o projeto Masterplan, que passou a ser denominado de Masterplan Metrópole Maringá 2047.

 

Em 2015, os primeiros estudos técnicos do Masterplan tiveram início após a contratação de um estudo socioeconômico, desenvolvido pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2017, fundamentada em estudo técnico, workshops e ainda nos princípios e visões de futuro do documento Maringá 2030, a PwC concluiu sua consultoria entregando o documento denominado Suporte ao Planejamento Socioeconômico para Maringá 2047, contendo: a visão de futuro para 2047; a identificação dos setores-chave de desenvolvimento; e a inclusão de indicadores de acompanhamento para a agenda 2047 por meio de eixos estratégicos de desenvolvimento.

 

Esta é a visão para Maringá 2047: “Tornar-se a melhor metrópole do interior do Brasil, com elevada qualidade de vida, sendo referência nacional em atividades econômicas de alto valor agregado, com potencial de internacionalização, e com nível de integração da sociedade civil organizada com a gestão pública comparável ao das melhores cidades do mundo”.

 

Estes são os setores-chave identificados por maior atratividade e competitividade para o desenvolvimento de Maringá até 2047: Saúde; Educação; Desenvolvimento de Sistemas e Outros Serviços de Comunicação; Intermediação Financeira e Seguros.

Os indicadores e metas para desenvolver a cidade até 2047 estão classificados nos seguintes eixos estratégicos: Econômico; Intelectual; Social; Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Acessibilidade e Infraestrutura; Institucional; Imagem e Identidade. Para cada eixo foram identificados indicadores para o melhor acompanhamento do desenvolvimento da cidade ao longo do tempo. Cada indicador recebeu uma meta a ser atingida ao longo do tempo para que as diretrizes do Masterplan sejam cumpridas.

 

De 2017 em diante, o CODEM tem criado novas Câmaras Técnicas com a finalidade de auxiliar a cidade a alcançar as metas da agenda Maringá 2047. 


Neste site, no menu "Documentos", é possível efetuar o download do estudo socioeconômico do Masterplan, desenvolvido em 2017.

Share by: