MISSÃO:

PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL MEDIANTE A ARTICULAÇÃO DA SOCIEDADE ORGANIZADA E DOS PODERES CONSTITUÍDOS

MESA DIRETIVA

Presidente
Wilson de Matos Silva Filho
Vice-Presidente
José Carlos Barbieri
Secretária
Jeane Nogaroli Guioti

Em meados da década de 1990, lideranças empresariais de Maringá perceberam que a economia do município perdia seu dinamismo. Cidade polo do Norte do Paraná, com economia fundada na atividade agroindustrial, apresentava elevado grau de dependência com a dinâmica do setor primário exportador da região, base de sua economia. Este modelo de desenvolvimento regional se mostrava esgotado, e a economia local reduziu seu crescimento.

Este processo foi influenciado pela combinação da abertura econômica com consequente redução das tarifas de importação promovida pelo Governo Collor, através da efetiva implementação do Mercosul, o que expôs a falta de competitividade da economia local e regional frente a concorrência internacional. Produtos regionais perderam seus mercados para os concorrentes argentinos, principalmente facilitados pela eliminação das tarifas alfandegárias e por uma política de câmbio favorável aos concorrentes. A produção primária e o processamento industrial de produtos tais como algodão e trigo praticamente desapareceram da região. A produção de carne, e a produção de leite e derivados foram fortemente atingidas, e o seu processamento deixou de ser realizado, diante da concorrência argentina e uruguaia, refletindo diretamente nas atividades industriais e de serviços de Maringá.

O agravamento desse quadro foi provocado pela âncora cambial do Plano Real que submeteu toda a indústria à competição internacional facilitada pela apreciação da moeda nacional. No início da década de 1990, inicia-se na região a formação de uma indústria têxtil e de confecções, consequentes da grande produção regional de algodão e da emergente produção de seda. Também toda a indústria de confecção, altamente empregadora de mão-de-obra é altamente atingida pela competição externa com produção de boa qualidade e preços reduzidos, principalmente pela valorização do Real.

A percepção deste quadro foi fundamental para que as lideranças empresariais do município reunissem a sociedade civil organizada a fim de se definir um novo modelo de desenvolvimento. Lideranças locais da ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá, da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e da UEM – Universidade Estadual de Maringá, iniciaram um processo de discussão e envolvimento de outras lideranças representativas de entidades empresariais, de classes, políticas, de clubes de serviços, religiões, de ONGs, de Instituições de Ensino, com o propósito de juntos buscarem a definição de um novo modelo de desenvolvimento para o município de Maringá. Esta iniciativa resultou no envolvimento de aproximadamente 80 líderes e ficou conhecida como Movimento Repensando Maringá. Este movimento contou com o suporte técnico do SEBRAE local que organizou e conduziu um grande workshop, com o objetivo de estabelecer uma visão de futuro para a cidade e estabelecer o desenvolvimento desejado para a cidade no futuro. Este processo resultou na elaboração do documento Maringá 2020.

No entanto, esse esforço de organização, articulação e de formação de visão de futuro não poderia constituir-se somente num esforço pontual sem provocar reflexos no processo de desenvolvimento da Cidade. Em razão disso, a sociedade organizada articulou-se com o poder político com o objetivo de estabelecer instrumentos que permitissem a continuidade de ações organizadas e planejadas. Chegou-se, então, à criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM (instituído por Lei Municipal nº 4275, de 11/09/96), como órgão municipal encarregado de propor e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico e com competências deliberativas e consultivas, sendo efetivamente implantado, com a posse de todos os seus membros e eleição de sua primeira Mesa Diretora, em 15/05/1997.

Galeria de Ex-presidentes

DATA: 2018-2019 / 2019-2020
sans
PRESIDENTE: José Roberto Mattos

DATA: 2017-2018
sans
PRESIDENTE: Ilson da Silva Rezende

Presidente da DB1 Global Software, a única com certificação de qualidade MPS BR- nível A do país e uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work. A DB1 é a empresa desenvolvedora do produto ANYMARKET, plataforma de integração e operação com Marketplaces. Rezende é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Sistemas de Informação pela SEPG e com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Como liderança empresarial em Maringá, participa em conselhos de administração de instituições estratégicas como: Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná, Vice-presidente da Cooperativa de Crédito SICOOB Metropolitano e Vice-presidente de Tecnologia na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - FACIAP.

DATA: 2015-2016 / 2016-2017
sans
PRESIDENTE: Edson Luiz Cardoso Pereira

Edson Luiz Cardoso Pereira, é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - em São Leopoldo - RS. Foi Secretario Municipal de Habitação do Município de Maringá (1984 - 1986), membro conselheiro do Conselho do Comercio da Acim, representante do Codem, no CMPGT - Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, (2011 - 2015), Presidente do Codem 2015 e 2016. Na LAR ARQUITETURA, vem atuando na área de Projetos e Construções em diversos segmentos como Edifícios, Residências, Condomínios Horizontais e Planejamento Urbano de grandes áreas, além de atuar com Consultoria de Viabilização de Empreendimentos”.

DATA: 2014-2015
sans
PRESIDENTE: Wilson Tomio Yabiku

DATA: 2012-2013 / 2013-2014
sans
PRESIDENTE: José Carlos Valêncio

Engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de Maringá, foi diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (1980), presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (1984-1986), conselheiro federal do CONFEA (1987-1990), inspetor do CREA-PR (Maringá); conselheiro do CREA-PR, coordenador de câmara especializada de engenharia civil do CREA-PR, diretor do SINDUSCON Maringá (1988-1990), diretor de habitação do Município de Maringá (1988-1992), vereador e presidente da Câmara Municipal de Maringá (1993-1996), membro do plenário do CODEM (1997-2011), diretor Associação Comercial e Empresarial de Maringá (1999-2011), atual 1° vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (2012-2014), presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá 2012-2013 e reeleito presidente do CODEM para a gestão 2013-2014, é sócio proprietário, junto com o arquiteto André Gustavo Jorge Valêncio da Valêncio-Arquitetura e Engenharia há mais de duas décadas no mercado, vem atuando nas áreas de administração de obras, projetos de arquitetura de interiores , residenciais, comerciais , industriais, corporativos e estabelecimento de saúde, além de consultoria para os mesmos.

DATA: 2010-2011 / 2011-2012
sans
PRESIDENTE: Luis Fernando Wünderlich Ferraz

Graduado em administração de empresas pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Marketing pela FGV, e Teologia pela PUC. Atualmente trabalha como Diretor Superintendente da F. A. Maringá Ltda. Ocupou cargos de destaque como Presidente do Sindicato do Vestuário de 2001 a 2003, e Diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário nas gestões de 1995 a 2001 e 2003 a 2007. Junto ao Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá - COPEJEM, atuou como diretor nos anos de 1993 a 1997 e presidiu o conselho na gestão 1998/1999, trabalhou ainda como vice-presidente de assuntos para o comércio exterior da Associação Comercial e Industrial de Maringá - ACIM, gestão 2000/2002, e membro do conselho superior da mesma entidade nas gestões 2003, 2006 e 2007. Também foi secretário do Conselho Superior do Instituto Mercosul de Maringá - gestão 2006/2008 e vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Tecnológica de Maringá desde a sua constituição em 2001. Presidiu o CODEM nas gestões 2010/2011 e 2011/2012.

DATA: 2009-2010
sans
PRESIDENTE: Carlos Alberto Tavares Cardoso

Empresário do ramo de supermercados, proprietário dos Supermercados Cidade Canção, foi eleito comerciante do ano em 1998, titulo concedido pela Associação Paranaense de Supermercados e Sindicato do Comércio Varejista de Maringá. Entre outras ações de destaque, participou ativamente da criação da primeira cooperativa de crédito dos comerciantes de Maringá (SICOOB) e da gestão em diversas entidades, tais como: ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) - Ocupou o cargo de Presidente, no período de 2006 a 2008 e Vice-presidente de finanças de 2000 a 2005. SIVAMAR (Sindicato Varejista de Maringá)- Foi Vice-presidente na gestão de 2005 a 2007. APRAS (Associação Paranaense de Supermercados) - Foi Presidente da Regional Noroeste, no período de 1996 a 2004 e Vice-presidente na gestão de 1990 a 1992. FACIAP (Federação das Associações Comerciais do Paraná) - Foi Diretor de finanças, no período de 2002 a 2004. Foi Presidente do CODEM na gestão 2009/2010.

DATA: 2007-2008 / 2008-2009
sans
PRESIDENTE: Wilson de Matos Silva

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC, Especialista lato sensu em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina/PR e Mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP. Atuante empresário na área da educação, Prof. Wilson é Sócio-Gerente do Colégio Objetivo de Maringá , Mantenedor e Reitor do CESUMAR- Centro Universitário de Maringá. Recebeu os títulos de “Empresário do ano” pela ACIM - Associação Comercial e industrial do Paraná, pelo SIVAMAR - Sindicato dos Logistas do Comércio Varejista de Maringá, pela APRAS- Associação Paranaense de Supermercados e pela FIEP- Federação das Indústrias do Paraná. Homenageado como Cidadão Benemérito de Maringá, recebeu título de Sócio Honorário pela Academia de Letras de Maringá e foi homenageado como Cidadão Benemérito do Paraná pelos serviços prestados à Educação do Estado. Em outubro de 2006, foi eleito 1º suplente do senador Álvaro Dias, tendo exercido o mandato entre abril e julho de 2007. Foi presidente do Instituto Tecnológico de Maringá (ITM) e do CODEM na gestão 2007/2008 e 2008/2009.

DATA: 2005-2006 / 2006-2007
sans
PRESIDENTE: Valdir Antonio Scalon

DATA: 2003-2004 / 2004-2005
sans
PRESIDENTE: Carlos Walter Martins Pedro

Carlos Walter Martins Pedro, natural de Maringá, industrial, é sócio-administrador e fundador da HIDRO METALÚRGICA ZM LTDA. Atualmente é presidente do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá), Vice - Presidente da FIEP, Vice - Presidente do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá). Também é Vice - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM); Presidente da Fundação Tecnópolis de Maringá, que é gestora do Centro Tecnológico de Maringá (Senai CTM); Presidente do Conselho Gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá; diretor do Conselho de Administração do Instituto Tecnópole de Maringá; e Vice - Coordenador do Conselho Temático do Setor Metalmecânico do Estado do Paraná (G19). Atuação de destaque na comunidade maringaense, Sr. Carlos Walter foi Presidente do CODEM nos períodos 2003/2004 e 2004/2005.

DATA: 2001-2002 / 2002-2003
sans
PRESIDENTE: Antonio Donizete Fermentão (in memoriam)

Empresário, Antônio Fermenton foi vice-presidente da ACIM, presidente do CODEM e presidente da CACINOR. Além dos cargos citados, o empresário integrou o Conselho Superior da ACIM, a diretoria do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB) e era proprietário da empresa de comunicação visual Outbraz Outdoor. No CODEM, Antônio Fermenton realizou um trabalho de grande destaque. Em 1998 ele foi coordenador da Câmara de Atração de Investimentos do Conselho. Uma das maiores conquistas desta época foi a criação de um cd-rom com informações sobre programas locais de desenvolvimento, infra-estrutura, indicadores econômicos e sociais do município. O objetivo foi oferecer aos empreendedores informações básicas sobre Maringá. Em 2001, Antônio Fermenton assumiu a presidência do CODEM. Entre as principais ações desenvolvidas estão o trabalho pela internacionalização do aeroporto, a realização do Censo Econômico da cidade, sempre em parceria com a ACIM, Prefeitura e Instituto para o Desenvolvimento Regional.

DATA: 1999-2000 / 2000-2001
sans
PRESIDENTE: Carlos Walter Martins Pedro

Carlos Walter Martins Pedro, natural de Maringá, industrial, é sócio-administrador e fundador da HIDRO METALÚRGICA ZM LTDA. Atualmente é presidente do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá), Vice - Presidente da FIEP, Vice - Presidente do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá). Também é Vice - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM); Presidente da Fundação Tecnópolis de Maringá, que é gestora do Centro Tecnológico de Maringá (Senai CTM); Presidente do Conselho Gestor da Incubadora Tecnológica de Maringá; diretor do Conselho de Administração do Instituto Tecnópole de Maringá; e Vice - Coordenador do Conselho Temático do Setor Metalmecânico do Estado do Paraná (G19). Atuação de destaque na comunidade maringaense, Sr. Carlos Walter foi Presidente do CODEM nos períodos 2003/2004 e 2004/2005.

DATA: 1997-1998 / 1998-1999
sans
PRESIDENTE: Miguel Fuentes Salas