skip to Main Content

Maringá 100 anos: Codem apresenta demandas para secretário de Saúde do PR

Nesta segunda-feira (29), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) realizou uma reunião com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Foram apresentadas demandas da cidade na área, como o início do funcionamento do serviço de oncologia do Hospital Universitário de Maringá (HUM) e as obras do Hospital da Criança. O encontro faz parte das ações das Câmaras Técnicas do Codem, que planeja Maringá até 2047, quando a cidade completará 100 anos.

De acordo com Beto Preto, o governo trabalha para adequar o orçamento do Estado para as demandas apresentadas pelo Codem e entidades que atuam em conjunto para planejar Maringá.

“O município de Maringá, através da Associação Comercial e Empresarial de Maringá e do Codem, tem se mostrado muito organizado e nós temos que tentar de alguma aproximar as demandas e anseios que são apresentados aqui por esta organização”, afirmou.

O presidente do Codem, José Roberto Mattos, destacou o apoio do governo estadual para esse planejamento que, segundo ele, beneficiará não só Maringá, mas toda a região. “O governador tem se empenhado direcionando seu secretariado para saber o que nós queremos não agora, mas a longo prazo. A longo prazo eu digo em 2047, quando a cidade faz 100 anos. Isso porque as políticas de saúde não podem ser tratada

s com imediatismo, mas sim com planejamento”, disse.

Também presente, o prefeito Ulisses Maia ressaltou que embora os índices de desempenho de Maringá na saúde sejam bons, há

questões pontuais que foram apresentadas para o secretário, como a contratação de funcionários para a nova ala do Hospital Universitário, além da ajuda do governo do estado em relação ao Hospital da Criança.

“Defendemos que os repasses do governo estadual sejam mantidos mesmo com os bons resultados da cidade”, reiterou.

O encontro foi realizado na sede da Acim e faz parte de uma agenda do Codem com secretários de Estado. O objetivo é apresentar os desafios para o futuro de Maringá.

Também estiveram presentes no encontro conselheiros e membros da equipe executiva do Codem; diretores da Acim; o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; reitores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e universidades privadas; e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), 15ª Regional de Saúde; e da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top