skip to Main Content

Codem participa do Smart City Expo Curitiba 2019

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) participa do Smart City Expo Curitiba 2019, que começou nesta quinta-feira (21) e termina nesta sexta (22), no Expo Barigui. A entidade é representada pela diretora executiva, Juliana Franco, que inclusive foi uma das palestrantes do Workshop “O Futuro da Minha Cidade”.

Na ocasião, o Codem teve a oportunidade de trocar experiências com outros conselhos de desenvolvimento do Brasil, como o de Brasília, Manaus e Cascavel. O tema central da discussão girou em torno da governança compartilhada da gestão pública com a sociedade civil.

“Esse workshop contou com a participação de várias cidades brasileiras, entre eles Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul, e Goiânia, que também estão implantando um conselho de desenvolvimento econômico. Nada melhor do que fazer esse workshop dentro do Smart City Expo”, diz.

“Aqui, discutimos como os conselhos funcionam e como operacionalizamos esse modelo de governança compartilhada, que Maringá inovou há 22 anos e que desde os últimos três ou quatro anos têm servido de referência para a formação de outros conselhos”, completa.

Além do Codem, a Prefeitura de Maringá também está presente no Smart City Expo Curitiba 2019. Ela é representada pelo diretor de Inovação, Franz Wagner. O Workshop foi lançado pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que representou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segundo a organização, o evento mobiliza mais de 6 mil pessoas, com representantes de cidades de todo o país, além de delegações de 25 cidades do exterior.

O Smart City Expo Curitiba 2019 tem quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.

A diretora executiva do Codem, Juliana Franco, participou do evento em Curitiba. Foto: Divulgação

Para a diretora executiva do Codem, a participação em eventos como este realizado na capital paranaense é fundamental para os trabalhos da entidade.

“Precisamos desenvolver estratégias de curto prazo e buscar ações para que quando o futuro chegar, consigamos alcançar o nível de planejamento e desenvolvimento que nós queremos para o município. Participar de um evento que traz várias soluções e tendências na área de tecnologia, inteligência artificial, mobilidade urbana, ou seja tudo relacionado ao desenvolvimento dos municípios, é extremamente importante e o Codem tem que fazer parte disso”, completou.

Para mais informações acesse www.smartcityexpocuritiba.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top