skip to Main Content

UTFPR

Codem, ACIM e Prefeitura viabilizam terreno para construção da sede da UTFPR em Maringá

A Prefeitura, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem) e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) assinaram nesta segunda-feira (21) um termo de doação do terreno para a construção da sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Maringá.

O terreno, de 150 mil m² e 54 mil m² de poder construtivo, na continuação da avenida Joaquim Moleirinho, na Zona Sul, foi viabilizada pela Prefeitura e a GRP Borges Empreendimentos Imobiliários também doou parte do terreno para a construção da unidade, que será a primeira instituição federal de ensino na cidade e o maior câmpus da universidade no Paraná.
Assinaram o termo de doação o prefeito Roberto Pupin, o reitor da universidade, Carlos Eduardo Cantarelli e a representante da Borges Empreendimentos, Patrícia Piccoli Borges. Acompanharam a solenidade, o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, o presidente do Codem, Edson Cardoso, representantes da UTFPR e da Borges Empreendimentos.

O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli agradeceu a todos por terem se empenhado em viabilizar o terreno para a universidade. “Para mim é uma honra estar aqui com vocês comemorando essa conquista para a universidade e para a sociedade. Será o 14º câmpus nesses 106 anos de UTFPR. Somos a maior universidade multicampus entre as federais do país e uma das 10 maiores federais públicas do Brasil, com 32 mil alunos. Um privilégio imenso ver tudo isso crescer ainda mais. No ano que vem vamos receber o sinal positivo do Ministério da Educação e dar início à construção”, disse.

Segundo o presidente do Codem, Edson Cardoso, essa conquista foi resultado da busca incessante durante este ano, de muito trabalho. “O Codem tem a função de imaginar e projetar as coisas lá na frente e também de ajudar o Poder Público a fazer acontecer. Essa conquista é resultado de uma parceria séria e madura, pelo desenvolvimento de Maringá”, falou.

O assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, Vilson Ongaratto, fez uma apresentação mostrando o projeto para a construção da universidade, que deverá ter início já no próximo ano com as aulas iniciando em 2017. “O projeto está em fase final e vai envolver 6 cursos – Engenharia de Materiais, Engenharia Mecatrônica, Engenheria eletrônica, Engenharia Biomedica, Design de Jogos e Licenciatura em Informática. Em 2017 deveremos dar início às atividades e em 2024 estamos planejando estar com 2.400 alunos”, afirmou.
O planejamento prevê a contratação de 166 técnicos administrativos e 136 docentes de diferentes áreas. Para isso será necessário um investimento de R$ 37,5 milhões nas instalações definitivas iniciais, que terão 15 mil m², além de R$ 31,3 milhões em equipamentos, sem contar ainda os investimentos em pesquisa e extensão.
Fonte: PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top