skip to Main Content

Plenária

Codem realiza mais uma reunião Plenária

No dia 25 de maio, ocorreu a 181ª reunião plenária do Codem, a pedido do presidente Edson Cardoso, gestão 2015-2016, que foi realizada no gabinete do prefeito, Sr. Roberto Pupin, para discutir as seguintes pautas: Aprovação da Ata 180ª; Informes, UTFPR, CMPGT, FUNREBOM; Boletim Econômico do 1º Trimestre de 2015; Visita aos Parques Tecnológicos e outros assuntos.

Boletim Econômico

Entre os assuntos abordados, o economista do Codem, João Ricardo Tonin, apresentou o boletim econômico do 1º trimestre de 2015.Relatou que atualmente mais de 2/3 do PIB do Brasil é originado pelo consumo das famílias e o restante se subdividem em consumo do governo, investimento e balança comercial. Além disso, explicou que o nível de crédito nos últimos anos possui uma tendência crescente, e tem sido um dos principais fatores na redução da taxa de desemprego. Segundo ele, esse fator foi positivo para o crescimento do país, mas com as condições da economia atual tende a propiciar a ampliação da inadimplência e a redução do consumo e da renda. Tonin também apresentou os indicadores de Maringá relacionados à arrecadação, mercado externo e mercado de trabalho. Inicialmente comentou sobre a arrecadação destacando que a redução da demanda agregada da economia, ocorrida entre 2014 e início de 2015, afetou o faturamento e o lucro das empresas, e também a renda das famílias, causando uma redução da arrecadação do IPI, ICMS, IRPJ, IRPF, COFINS e CLSS, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O ISS apresentou elevação na arrecadação, e representa o constante crescimento do setor de serviços de Maringá. Em relação ao mercado externo, destacou que devido à queda do preço internacional das commodities em dólar, o volume exportado de Maringá em 2015 foi inferior ao mesmo período do ano passado. As importações sofreram reduções também, e refletem a postura dos empresários frente a depreciação do real ocorrida entre 2014 e 2015. O mercado de trabalho apresentou a geração de 2.135 vagas de trabalho, tornando Maringá a 10° cidade em geração de emprego no país. Esse resultado por mais que seja menor do que o verificado em anos anteriores, demonstra que Maringá vem respondendo positivamente aos efeitos da crise econômica deflagrada em 2015.

Missão aos Parques Tecnológicos

O Sr. Marcos Aurélio Gonçalves relatou sobre a visita aos Parques Tecnológicos: Sapiens e Tecnosinos de SC e RS. Enfatizou que para Maringá é importante a contratação de uma consultoria especializada com o apoio financeiro do Sebrae e Prefeitura. O 1º Secretário do Codem, Sr. Ilson da Silva Rezende reforçou a importância do Tecnoparque para Maringá e citou os cases da Incubadora Tecnológica, onde  pequenos empresários têm obtido resultados milionários, fruto do potencial tecnológico de seu produto e também pelo apoio da Incubadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top