skip to Main Content

MARINGÁ EM DESAFIO INTERNACIONAL

Presidente do CODEM participa de comitiva nos Estados Unidos para premiar desafio para Maringá

Entre os dias 14 e 16 de maio, comitiva de Maringá participou do Cities Summit San Francisco, congresso que divulga soluções propostas através de desafios cadastrados por cidades do mundo todo.

Comitiva

Maringá foi representada no congresso, realizado em São Francisco (EUA), o prefeito Roberto Pupin, os presidentes do CODEM José Carlos Valencio e da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, além do vereador Chico Caiana e do ex-prefeito Silvio Barros, responsável pela inscrição de Maringá no evento.

Desafio para Maringá

Municípios do mundo todo estão participando da ação. Depois de cadastrados, especialistas de vários países tiveram acesso à plataforma e registraram possíveis soluções de casos concretos e estudos já aplicados. Do Brasil, apenas Rio de Janeiro e Maringá cadastraram seus desafios. No caso de Maringá, o desafio foi buscar soluções alternativas para o transporte metropolitano para equipar a cidade para o crescimento contínuo e sustentável. Foram propostas 35 soluções de várias partes do mundo, avaliadas por juri formado por integrantes da sociedade civil organizada e membros do Poder Público de Maringá, que deram notas às propostas levando em conta quesitos como escala de potencial, inovação e possibilidade de aplicação. O resultado dessa avaliação selecionou as 5 soluções que melhor se enquadram com a realidade do município. Os desafios foram registrados em um software mundial desenvolvido em Barcelona pela Living Labs Global Award (LLGA). Segundo o prefeito Roberto Pupin, foi uma oportunidade única de compartilhar problemas, soluções e experiências com municípios de todo o mundo. “Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade para conhecer as inovações que estão sendo implementadas em projetos no mundo todo e também apresentar as soluções que implantamos em Maringá que poderão servir como modelo para outros municípios”, concluiu.

Proposta vencedora

Para o problema de excesso de veículos nas ruas de Maringá e melhoria da mobilidade urbana, seis empresas apresentaram suas propostas tecnológicas. A Clever Devices, de Nova Iorque, foi a vencedora com um software de gerenciamento do sistema de transporte coletivo extremamente completo e que monitora desde a manutenção preventiva dos ônibus até a viabilidade econômica no carregamento das linhas, auxilia o usuário informando pelo celular o horário dos próximos ônibus e aumenta a eficiência, velocidade e confiabilidade do serviço.

Fonte: Codem e PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top