skip to Main Content

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Silvio Meira faz palestra para 300 pessoas em Maringá

Um público formado por cerca de 300 pessoas, entre empresários, técnicos, professores e estudantes, assistiu a palestra Toda Empresa (de software) é um startup, proferida pelo pesquisador pernambucano Silvio Meira nesta quinta-feira em Maringá, no Paraná. Com criatividade, Meira passou muitas informações e deixou pontos de interrogações na cabeça do público.
O pesquisador afirma que o mercado muda com uma rapidez quase que incompatível com a velocidade com que os negócios podem mudar. “Assim, os desafios para os empresários são inovar e descobrir as necessidades de seu público consumidor”, pontua. Para ele, inovar “é entender o desafio e a situação e mudar; é ter criatividade com qualidade; é executar de forma imperfeita o desconhecido”.
Movimento
A palestra de Silvio Meira foi promovida pelo Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (Sind-Ti) e pela Softwareby Maringá, com apoio da SW Quality, APL de Software, Assespro Paraná, Codem e Sebrae-PR. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sind-Ti, Ilson Rezende. Ele fez um balanço do movimento que começou em 2007 com a união dos empresários do setor.
“Na época não havia união no setor. Com apoio do Sebrae-PR, da Associação Comercial, Prefeitura e Academia, nos organizamos em um APL de Software e depois fundamos várias organizações que uniram as empresas e, juntos, nos fortalecemos através de visitas técnicas, cursos, treinamentos e gestões políticas visando o fortalecimento do setor”, explicou Rezende.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Assespro Paraná, Sérgio Yamada; do presidente da Softwareby Maringá, Sandro Molés da Silva; Ademir Faria, Coordenador do APL de Software de Maringá e Região; Erica Sanches e Valter Ken, consultores do Sebrae que atuam na área de TI; Freud Oliveira, gerente do Cesumar Empresarial e membro da Assespro Nacional; Representante da Prefeitura: Nicia Pellegrini. Professores da UEM: Osvaldo Alves, Thelma ElitaColanzi, Wagner Cordeiro Delivio.
Homenagem
Durante o evento, Silvio Meira recebeu duas homenagens dos organizadores do evento. Das mãos do presidente da SbM, Sandro Molés da Silva, ele recebeu uma estatueta do artista plástico maringaense Zanzal Mattar. A CEO da SW Quality, Ana Rouiller, entregou um quadro da artista Abigail Whately. O quadro retrata a imagem de Silvio Meira em meio à miscigenação do Paraná, fazendo alusão à terra roxa e aos “pés vermelhos”, como ficaram conhecidos os pioneiros da região.
Centro de Inovação de Maringá
Logo após a palestra, Silvio Meira participou de uma reunião com empresários e membros de universidades locais para debater a criação do Centro de Inovação de Maringá (CIM). A expectativa é de que o projeto saia do papel até o final do ano, atuando no incentivo ao desenvolvimento de produtos originais da indústria local.
Meira contribuiu com depoimentos sobre sua experiência com fundador e diretor do Porto Digital do Recife, um polo de desenvolvimento de software que agrupa cerca de 200 empresas, gera 6.500 empregos e movimenta cerca de um bilhão de reais.
Participaram da reunião Clélia Franco e Marcelo Farid (UEM), Wilson Matos e Freud Oliveira (Cesumar), Luis Carlos Silva, Erica Sanches e Marcos Gonçalves (Sebrae), Carlos Walter Martins (Fiep), Ana Rouiller (SW Quality), Luis Fernando Ferraz, Vitor Pereira Júnior e Beatriz Poletto (Codem), Sergio Yamada (Assespro-PR), Sandro Molés (SbM), Ilson Rezende (Sind-TI), Ricardo Teixeira (Acim), Amauri Donadon Leal (Sivamar) e Antônio Enzo (XE).

Fonte: Assessoria de Imprensa ? Dirceu Herrero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top