skip to Main Content

INTEGRAÇÃO VIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA

CODEM realiza reunião conjunta de comissões especiais em Sarandi

Foi realizada nesta quarta, 13, reunião conjunta da Comissão Especial de Integração Viária dos Municípios da Região Metropolitana e da Comissão Especial de Energia. A reunião aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Sarandi – ACIS, atendendo ao propósito das comissões em alcançar os municípios da região metropolitana. A reunião contou com a presença dos membros das duas comissões do CODEM assim como representantes da diretoria da ACIS. O presidente da entidade Sr. Orfeu Casagrande e o executivo Sr. José Lázaro Pereira recepcionaram os presentes e agradeceram a oportunidade de hospedarem uma reunião do CODEM. A secretária executiva do CODEM Sra. Márcia Santin também agradeceu aos representantes de Sarandi em acolherem o CODEM e de participarem do planejamento conjunto dos municípios da região.
Projeto de Desenvolvimento Urbano de Sarandi
O Secretário Municipal de Urbanismo de Sarandi Sr. Elton Toy apresentou o projeto de desenvolvimento urbano regional para o município, sob o conceito de Nova Centralidade Metropolitana, contendo as macro-diretrizes de desenvolvimento urbano regional e o programa de viabilidade e plano de massa dos projetos motores. O Sr. Toy apresentou a nova marca que Sarandi pretende adotar como estratégia de centralidade urbana, a de cidade ecológica, sustentável e inclusiva, a serem realizadas por meio de ações urbanas, sociais, ambientais e de gestão pública. Foi apresentado o mapa de macrozoneamento do município, bem como projetos motores, destacando o Parque da Juventude, ginásio poliesportivo, centro educacional unificado, VLT, Parque Hotel e centro de convenções. Também foi apresentado o plano de mobilidade sustentável, incluindo dois terminais Norte e Sul, além de estudo para rebaixamento da via férrea e possível continuação do Contorno Norte, ligando Maringá até Marialva, também possibilitando a transformação da BR-317 em avenida municipal.
Próximos Passos
A Comissão Especial de Integração Viária dos Municípios da Região Metropolitana e da Comissão Especial de Energia, ambas do CODEM, deram início este ano e contam com a participação dos municípios de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva e Mandaguaçu. Após Maringá e de Sarandi, os demais municípios também apresentarão seus projetos viários e de demanda energética para o desenvolvimento regional e integrado.

Fonte: Codem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top