skip to Main Content

CENTRO DE INOVAÇÃO

CODEM VISITA INSTITUTO CERDÁ

O prefeito Silvio Barros e o presidente do Codem, José Carlos Valêncio, cumprem uma agenda cheia em Barcelona, Espanha. Na última quarta-feira (18), foram recebidos pela diretoria do Instituto Cerdá, onde estiveram articulando a agenda do protocolo de cooperação técnica, que vai abordar em princípio as áreas do planejamento territorial sustentável no processo de ocupação urbana, regulamentação e legislação para incentivo às construções verdes ou ecológicas com eficiência energética, reuso de água, utilização de materiais de baixo impacto.
Também foram tratados os temas de desenvolvimento a gestão energética, com vista à redução das emissões e contribuição da comunidade em programas de redução na geração de resíduos, como também nos impactos que a cidade produz nas mudanças climáticas. O Instituto Cerdá, revela o prefeito, se comprometeu a enviar um técnico que participará da Semana de Meio Ambiente de Maringá no final de maio, já como parte do acordo de cooperação.
Na quinta-feira (19), o prefeito visitou o Centro de Inovação Tecnológica e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Emprego Barcelona Activa, um modelo de sucesso em estímulo ao empreendedorismo voltado ao século XXI, que atua também na requalificação urbana que está sendo implantada em um distrito da cidade.
A agência, explica Silvio Barros, cumpre o papel de preparar os potenciais empreendedores, apoiar o desenvolvimento do capital humano para as empresas tecnológicas, e ainda incubar as empresas com melhores indicadores de inovação, acelerando o processo de conquista do mercado. A Prefeitura de Barcelona é a principal investidora e mantenedora dessa agência. A diretora de Cooperação Institucional, Helena Del Rey, recebeu o prefeito e o presidente do Codem com grande disposição de compartilhar experiências e apoiar o Centro de Inovação que está sendo projetado para Maringá.
Com o objetivo de compreender melhor o impacto desta proposta de desenvolvimento econômico no planejamento urbano da cidade, Silvio Barros e Valêncio foram recebidos também pela arquiteta Aurora Corduante. Ela é gerente de Planejamento Urbano na sede da empresa pública responsável pela implantação do projeto físico e pela requalificação urbana de uma área industrial abandonada. São 200 hectares dentro de Barcelona num dos mais dinâmicos polos empresariais de Tecnologia da Informação e Software da Europa.
Ainda na quinta-feira os maringaenses foram recebidos por Arnau Bassa, diretor geral do Conselho Consultivo para o Desenvolvimento Sustentável da Catalunia. O conselho é muito similar ao Codem em sua concepção e congrega 14 importantes empresários e acadêmicos catalães de renome.
O grupo atua voluntariamente como consultor do Presidente da Província na análise prévia de projetos de lei apresentados pelo Executivo e pelo Legislativo antes de sua sanção. A avaliação prevê o impacto positivo ou negativo nas políticas e nas metas de sustentabilidade proposta para o território, além de apresentar ideias e programas que possam aumentar os indicadores de sustentabilidade transversal, ou seja, não apenas a ambiental, e também a competitividade da região dentro do mercado europeu e mundial.
Antes de retornar ao Brasil o prefeito e o presidente do Codem visitam a central de tratamento de resíduos da cidade, onde serão recebidos na Prefeitura pelo vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Barcelona, Joan Puigdollers. “A viagem está sendo surpreendentemente produtiva pelas afinidades e semelhanças dos desafios que as duas cidades precisam enfrentar. É uma pena que não tenhamos vindo aqui antes”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

Fonte: Assessoria PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top