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1ª EXPORTAÇÃO

CODEM acompanha Projeto 1ª Exportação

Em fevereiro ocorerá a Primeira Reunião dos Estados participantes do Projeto 1ª Exportação.

O Diretor Executivo do CODEM José Orlando de Araújo Trevisan acompanha o Projeto 1ª Exportação e esteve presente na assinatura de termo de cooperação técnica do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior com a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul para início do Projeto no Paraná; na formação e organização do Comitê Gestor Estadual; na inscrição e seleção das empresas para o projeto e treinamento dos agentes de comércio exterior.

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO

Em 2010, o Projeto 1ª Exportação teve sua metodologia revisada, adaptando-se para atender a uma quantidade maior de empresas e triplicar o número de Estados participantes. Juntando-se a Goiás, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, Estados onde foi implementado o projeto piloto, firmaram parceria com a SECEX/MDIC Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Bahia. No Espírito Santo, um segundo ciclo de acompanhamento de empresas está sendo estruturado.

A nova metodologia modificou os prazos iniciais, estabelecendo a duração aproximada de 27 meses para a conclusão do ciclo do Projeto. Cada ciclo se divide em 3 etapas:

1. Estruturação: período de aproximação entre a SECEX/MDIC e o governo estadual, mobilização das entidades locais para compor o Comitê Gestor Regional, assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e da Agenda de Trabalho pactuada, pré-seleção das empresas a serem atendidas, seleção e capacitação dos agentes do 1ª Exportação.

2. Execução: etapa de assessoramento das empresas participantes pelos agentes do Projeto. Ela consiste em 5 fases: diagnóstico, pesquisa de mercado, adequação do produto e do processo de produção, promoção comercial e operacionalização da transação.

3. Avaliação: momento em que o Projeto e o agente são avaliados pelos empresários atendidos por meio de questionários. Nesse sentido, a partir de 2010, também será avaliado o conhecimento internalizado nas empresas durante sua participação no projeto.

A meta para 2011 é diversificar as Unidades da Federação envolvidas, atingindo, inclusive, a região Norte.

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